CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Parauapebas em retrocesso ambiental – Parte II

Terreno baldio está em estágio de degradação no Bairro da Paz


*Por: Jorge Clésio





A minha constante preocupação com a qualidade do meio ambiente onde convivemos, não é novidade, nem mesmo a imparcialidade ao criticar os reais responsáveis pelas degradações que vem acontecendo. Há dias estou percebendo que nossas riquezas naturais estão indo de água à baixo, principalmente quando falamos de nascentes, matas ciliares e responsabilidade ambiental.

Em Parauapebas, Bairro da Paz, nas margens da Rua Araguaia, há tempos um terreno baldio vem sendo usando como lixão, o local serve de abrigo para os cidadãos fazerem descartes de seus lixo doméstico, entulhos e objetos não usáveis, essas são práticas comuns, práticas essas consideradas como crimes ambientais. Além de estar cometendo um crime ambiental, o cidadão que faz o descarte inadequado de lixo em terrenos baldios ou área de preservação, está também colocando a saúde em risco com possíveis surgimentos de transmissores de doenças. No local são, também, despejados o esgoto (vide vídeo).

A legislação ambiental vigente no país diz que, os morros, encostas, fundos de vales, igarapés e matas ciliares são consideradas de acordo o código florestal brasileiro como APP’s, (Áreas de preservação Permanente), ou seja, precisam ser preservadas eternamente para o bem social e humano.

Leia matéria completa aqui:  

Um comentário:

  1. Isso e "fichinha" perto do que está ocorrendo com supressão de morros, encostas e demais crimes ambientais.

    ResponderExcluir