CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 16 de setembro de 2014

APÓS DENÚNCIA DE EDMILSON RODRIGUES, PREFEITO É PRESO

Edmilson diz que prisões em Igarapé-Miri são vitória do Legislativo e da Justiça

Edmilson diz que prisões em Igarapé-Miri são vitória do Legislativo e da Justiça 
Operação conjunta do Ministério Público do Estado do Pará e da Polícia Civil prendeu nesta terça-feira, 16, dez pessoas, dentre elas o prefeito Ailson Santa Maria Amaral, o “Pé de Boto”, acusadas de fazer parte de um grupo de extermínio e de fraudes à administração pública no município de Igarapé-Miri, Nordeste do Pará. A prisão atendeu à pressão do deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) e dos demais deputados da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, da Assembleia Legislativa do Estado, que cobraram providências das autoridades estaduais e federais.

Populares na delegacia onde o
prefeito está preso

Na tribuna, Edmilson disse que a operação foi uma “vitória” da Alepa e elogiou a “coragem” da população miriente em denunciar os crimes. “O prefeito se elegeu com dinheiro do crime organizado e se deu ao direito de montar um grupo de extermínio. Parabéns à Justiça, parabéns à Alepa”, destacou.

Após denunciar as ameaças de morte e os assassinatos em Igarapé-Miri, na tribuna da Alepa, no último dia 17 de junho, Edmilson foi até a cidade participar da audiência pública promovida pela CDH da Alepa, no dia 10 de julho, na presença de representantes da Ouvidoria e da Corregedoria da Polícia Civil, comandante da Policia Militar, vereadores e lideranças comunitárias. Pelo menos 90 pessoas tinham sido assassinadas no município em apenas um ano, sendo a maioria jovem. Os moradores relataram que havia uma lista de marcados para morrer e os crimes eram praticados por uma milícia de policiais, cujo comando era atribuído ao prefeito.

No dia 23 de julho, Edmilson levou o relatório da comissão até o Ministério da Justiça, em Brasília, a fim de cobrar providências. Ele foi recebido pelo secretário executivo da pasta, Marivaldo de Castro Pereira, que assumiu o compromisso de garantir a rigorosa apuração e de coibir os possíveis abusos que tenham sido cometidos.

Presos – A polícia e o MPE cumpriram 10 dos 12 mandados de prisão expedidos pela justiça. Além do prefeito, foram presos o secretário municipal de obras, Ruzol Gonçalves; e os dois filhos dele, Renato e Rafael Gonçalves, entre outros. As equipes também cumpriram mandado de busca e apreensão em quatro empresas e na prefeitura de Igarapé-Miri. A operação foi coordenada pelo procurador de Justiça Nelson Medrado, os os promotores de Justiça Milton Meneses, Wilson Brandão e Harrison Bezerra; e pelos delegados Marcos Miléo e Silvio Maués.

2 comentários:

  1. Deputado Edmilson Rodrigues, acompanho a sua trajetória política a muito, você, diferentemente da grande maioria dos parlamentares estaduais, tem se dedicado a defender os interesses da população. Venha, à Parauapebas conhecer à maior prática de corrupção já vista no Brasil. Esse prefeito trapalhão e mentiroso, já gastou todo o orçamento de 2014, pasmem, hum bilhão e seiscentos milhões, e agora quer que os capachos dele(vereadores) aprovem um empréstimo de Oitocentos milhões. A onde vamos parar. Nos aguda dep. Edmilson, venha urgente aqui. Lhe esperamos de braços abertos, talvez, quem sabe você é a luz no fim do túnel a nossa esperança. Abraços@

    ResponderExcluir
  2. Venha Deputado Edimilson... Se gritar pega ladrão nestes "podreres" não vai ficar umzinho!

    ResponderExcluir