CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

400 FAMÍLIAS AMEAÇADAS PELA VALE EM PARAUAPEBAS

Vale quer retirar com força policial cerca de 400 famílias que moram na área do linhão no bairro Tropical


Presidente do Bairro Tropical Jonas Conrado
e Comissão em reunião com a Vale
Por Juno Brasil - Diante da reintegração de posse requerida pela Vale, da faixa de terra adquirida por meio de contrato de servidão, onde foi transferida a posse do imóvel à Mineradora Vale, para a implantação da linha de transmissão de energia elétrica das minas do Sossego e Onça Puma, onde cerca de 400 famílias ocuparam a área.

 O mandado de reintegração de posse foi expedido pela juíza Eline Salgado Vieira da 2ª. Vara Cível de Parauapebas, determinando a desocupação pela Polícia Militar do estado do Pará, no prazo de 15 dias a contar do último dia 15 de setembro.

As cerca de 400 famílias moradoras desta ocupação se organizaram e formaram uma frente de manifesto, ocupando o paço municipal, na manhã da última quarta-feira (17).                                                                                                                                             
Moradores do Linhão do Bairro Tropical
se reúnem em busca de solução
Uma comissão formada por (10) pessoas foi convidada para se reunir com a Vale, onde ficou registrado em ata que a Vale atuaria juntamente com a prefeitura para buscar uma solução de moradia aos ocupantes da área, mas reforçou que esta questão não é da alçada da empresa, que apenas poderiam adiar o prazo da execução até que o prefeito resolvesse a situação. Ficando acordado que os ocupantes não realizassem atos violentos contra a Vale e nem impeçam as operações da mineradora.

 Ainda na noite de quarta-feira (17) cerca de mil pessoas moradoras da área do linhão, se reuniram para saber quais as decisões da Vale. Onde foram informados sobre a ata da reunião com a diretoria e ficfaram aguardando a decisão da empresa. Os moradores do Linhão protestam que já residem há mais de ano no local e não tem para onde ir, portanto reivindicam que a Vale os indenize ou providencie uma moradia digna para abrigar suas famílias e que lhes concedam condições de mudanças com seus pertences e benfeitorias realizadas na área.

 Na quinta-feira a direção da Vale voltou atrás na negociação e disse que não tem o que conversar com as famílias e vai mandar cumprir o Mandado Judicial e que eles procurem seus direitos. A Comissão dos moradores do Linhão se reuni novamente e pretende realizar novos manifestos, para reivindicar seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário